Feliz dia do Rock: descubra o que existe por trás dessa data

13 de julho 2023

Hoje, dia 13 de julho, é comemorado no Brasil, o Dia Mundial do Rock. A data é uma homenagem ao do Rock n’ Roll, estilo musical que revolucionou a música e o comportamento social da juventude no século 20.

No dia 13 de julho de 1985, aconteceu um show simultâneo em Londres e nos Estados Unidos. Que tinha o objetivo de conscientizar a população mundial sobre a pobreza e a fome na Etiópia. O evento contou com a presença de renomados artistas e grupos de rock da época, como, Led Zeppelin, Queen, Rolling Stones, U2, Black Sabbath, entre outros. No evento, o cantor e baterista Phil Collins propôs que o dia 13 de julho fosse lembrando como Dia Mundial do Rock.

Mesmo sendo conhecido por Dia Mundial do Rock, a data é comemorada especialmente aqui no Brasil, graças a uma campanha promovida por duas rádios paulistas nos anos 90 que consagraram a data. Já os americanos, celebram o dia do Rock no dia 9 de julho.

Agora que já falamos um pouco sobre a comemoração do dia mundial do Rock, vamos conhecer um pouquinho da história desse Gênero musical.

O Rock n’ Roll surgiu e se firmou nos Estados Unidos durante a década de 50 e foi se espalhando pelo mundo. O gênero começou com a influência cultural da música dos escravos vindos da África, na sociedade norte-americana como forma de expressão cultural e artística.

A explosão do rock simbolizou uma América nova, mais liberal, próspera e livre das dificuldades econômicas do pós-guerra. Foi quando adolescentes brancos começaram a apreciar o ritmo, antes escutado apenas nos bairros negros e pobres que as raízes musicais negras e brancas do Rock and Roll, foram se fundindo com o blues e o jazz.

Nos últimos anos, quando o pop ganhou mais alcance, surgiu uma nova vertente do rock, trazendo diversidade. Tornando a diversidade, um elemento crucial para os rockeiros do século 21.

E o bom e velho rock n’ roll é muito mais que um gênero musical, ele representa um traço da história, de uma cultura e de um estilo de vida. Vida longa ao Rock n’ Roll!