Dia Nacional do Futebol e o futebol feminino no Brasil

19 de julho 2023

Sabemos que é impossível falar do Brasil e não falar de futebol, né? E hoje é dia de celebrar esse esporte que é o mais amado do nosso país! Hoje, dia 19 de julho é o dia nacional do futebol!

A data foi escolhida pela Confederação Brasileira de Futebol, a CBF, como uma homenagem ao clube de futebol mais antigo do país: o Sport Club Rio Grande. Que foi fundado lá em 1900, e que mantém atividade até os dias de hoje disputando a Terceira Divisão do futebol gaúcho.

A data também é uma oportunidade de honrar a história e as tradições que moldaram o futebol no nosso país. Desde a introdução do futebol, o Brasil sempre mostrou uma paixão fervorosa pelo esporte. Tanto que o impacto do futebol brasileiro no futebol mundial é imenso. Inclusive, as escolas de futebol do Brasil são conhecidas por transformar jogadores em superestrelas. Não é à toa que vários nomes importantes da história do futebol são brasileiros.

Apesar do futebol ser um esporte ligado majoritariamente ao público masculino, também faz parte do universo feminino, desde as torcidas, até os campos.

E mesmo assim, foram mais de quatro décadas com mulheres sendo proibidas de jogar futebol no Brasil. Em 1941 foi decretado que as mulheres estariam proibidas de praticar esportes como o futebol, já que era uma prática considerada incompatível com as condições da natureza feminina, o que sabemos hoje que não é verídico.

A lei foi revogada em 1979, mas os campeonatos oficiais começaram somente em 1983, quando a modalidade foi regulamentada. E Enquanto as mulheres eram proibidas de jogar futebol, os homens já haviam participado de 11 Copas do Mundo e ganhado três títulos mundiais.

Uma curiosidade é que a Copa feminina sempre foi marcada por reivindicações em campo, já que as condições dadas às jogadoras sempre foram muito inferiores às dos torneios masculinos, como por exemplo o fato da seleção feminina, não ter uniforme próprio. Até 2015, as jogadoras entravam em campo com modelos adaptados do uniforme do time masculino.

Atualmente, o título de melhor artilheiro da história da seleção brasileira é de uma mulher, o nome dela é Marta e é conhecida mundialmente por seu talento no futebol. Com 118 gols, dividia o posto de maior artilheira da história das Copas do Mundo com um jogador alemão, mas ultrapassou o atacante ao marcar seu 17º gol, no Mundial da França.

Nos últimos anos, o futebol feminino vem conquistando cada vez mais seu espaço. Clubes que tinham apenas equipes masculinas começam a ter um olhar mais atento e profissional com as jogadoras. Os recursos ainda são menores e o tratamento ainda não é igual, mas a luta continua.