Confira o top 10 das músicas mais tocadas nas festas juninas do país nos últimos 10 anos

15 de junho 2023

E foi dada a largada para a época do ano mais esperada por muitos brasileiros, época de muita música e muita comida boa, época de festa junina!

Nessas comemorações a playlist pode variar bastante, mas gêneros típicos como o forró, xote, baião, xaxado e sertanejo ainda são os mais tocados.

Pensando nas tradicionais festas da época, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) entidade brasileira responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais das músicas aos autores e demais titulares, divulgou uma lista das músicas mais tocadas nesses festejos no país nos últimos 10 anos.

O top 3 contou com “Festa na roça”, de Mario Zan e Palmeira em primeiro lugar. Já no segundo e no terceiro lugar, temos respectivamente “Olha pro céu”, de Gonzagão e José Fernandes de Carvalho, e “O sanfoneiro só tocava isso”, de Haroldo Lobo e Geraldo Medeiros.

Em 2022, o ECAD distribuiu R$ 4 milhões em direitos autorais referentes às festas juninas, que envolveram mais de 8.700 compositores, intérpretes, músicos, montadores e produtores de som. Embora o valor distribuído em 2022 tenha sido 27% menor do que em 2019, antes da pandemia do coronavírus.

Para 2023, o ECAD reforça que é por meio da arrecadação desses direitos que esses milhares de compositores e artistas recebem a renda de suas obras musicais e gravações executadas em todo o país nesse período. De todos os valores arrecadados pelo ECAD, 85% vão para compositores, artistas e outros titulares. Outros 15% são destinados a atividades de gestão coletiva (6% são destinados a associações de música e 9% ao ECAD).

 

Confira o Top 10:

 

1- Festa na roça – Mario Zan e Palmeira;

2- Olha pro céu – Gonzagão e José Fernandes de Carvalho;

3- O sanfoneiro só tocava isso – Haroldo Lobo e Geraldo Medeiros;

4- Asa Branca – Gonzagão e Humberto Teixeira;

5- Pagode Russo – João Silva e Gonzagão;

6- Eu só quero um xodó – Anastácia e Dominguinhos;

7- O xote das meninas – Zé Dantas e Gonzagão;

8- Esperando na janela – Targino Gondim, Raimundinho do Acordeón e Manuca Almeida;

9- São João na roça – Zé Dantas e Gonzagão;

10- Fogo sem fuzil – Gonzagão e José Marcolino.

 

Fonte: https://www.otempo.com.br/entretenimento/saiba-quais-sao-as-musicas-mais-tocadas-nas-festas-juninas-no-pais-1.2885485
Imagem: divulgação