20 de agosto 2024
A Unidade de Atendimento Integrado (UAI) da cidade que fica na Avenida Vereador José Ferreira, 41, no centro da cidade, passou a emitir a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), visa garantir direitos e facilitar o acesso a serviços para pessoas com TEA.
Para obter a Ciptea, é necessário agendar previamente através dos canais oficiais do Governo de Minas, como o Portal MG, terminais de autoatendimento e o aplicativo MG App. O documento contém informações pessoais e de contato do responsável legal ou cuidador, garantindo atendimento prioritário em diversos setores, como saúde, educação e assistência social.
Além da emissão da Ciptea, a UAI Extrema oferece uma gama de outros serviços, como emissão de carteira de identidade, atestado de antecedentes criminais e recuperação de acesso à conta Gov.br.
Para aqueles que já possuem a Ciptea e necessitam de alteração ou renovação, o processo pode ser realizado de forma totalmente online através do Portal MG Cidadão. Basta acessar o portal com uma conta Gov.br com selo de verificação Prata ou Ouro.
A digitalização do serviço, promovida pela Seplag-MG, tem como objetivo simplificar e agilizar o processo para a população. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG) é responsável por analisar as solicitações, que podem ser acompanhadas online pelo usuário.