Rita Miranda fala sobre os 20 anos da Mostra de Teatro de Extrema no programa Divina Prosa

3 de julho 2025

Idealizadora do evento participou do programa nesta terça-feira (2) e apresentou a programação especial da edição comemorativa, que integra o Festival de Inverno

A produtora, atriz e diretora de teatro  Rita Miranda, foi a convidada do programa Divina Prosa desta terça-feira (2), apresentado por Silvinha Brasil, para falar sobre a 20ª edição da Mostra de Teatro de Extrema. O evento, que faz parte do Festival de Inverno da cidade, celebra duas décadas de incentivo à cultura e à arte cênica no município.

“É uma alegria estar aqui novamente e falar sobre esse projeto que nasceu da nossa inquietação e da vontade de compartilhar com Extrema espetáculos teatrais incríveis que víamos por aí”, contou Rita, relembrando o início da mostra ao lado do Movimento Companhia Teatro.

Memórias, estrutura e bastidores

Rita destacou que a mostra teve início no antigo clube da cidade, quando os artistas convidavam o público diretamente dos bares para assistir às apresentações. Ao longo do tempo, a estrutura foi se aprimorando até a consolidação no Cine Teatro, onde hoje os espetáculos são realizados com maior conforto técnico e logístico.

A curadoria da mostra é feita de forma contínua, com Rita e sua equipe assistindo diversos espetáculos ao longo do ano. “É um processo que não termina. São muitas propostas, mas escolhemos apenas seis peças para a edição atual, considerando também a estrutura que temos disponível”, explicou.

Programação 2024: teatro para todos os públicos

A 20ª Mostra de Teatro de Extrema começa neste domingo (7) e contará com espetáculos de rua e de palco. A abertura será com o grupo Lona Preta, que também comemora 20 anos, apresentando Circo Fubanguinho na Praça do Coronel, às 17h.

Na sequência, a programação no Cine Teatro inclui:

  • Segunda-feira (8)Cordel do Amor Sem Fim (14 anos), com direção de Gabriel Villela, destaque por unir música ao vivo, drama e cultura popular brasileira.

  • Terça-feira (9)Parará, o Reino da Música, do grupo Os Geraldos, indicado para todas as idades.

  • Quarta-feira (10)A Volta ao Mundo em 80 Dias, da Companhia Solas de Vento, também livre para todos os públicos.

  • Quinta-feira (11)Teatro Lambe-Lambe, com Contos de Comeia, apresentado em miniatura na feira noturna.

  • Sexta-feira (12)Fora de Órbita, espetáculo de circo e palhaçaria na Praça do Coronel, às 19h.

Ingressos gratuitos e nova modalidade de reserva

Neste ano, a Mostra de Teatro conta com sistema de reserva gratuita de ingressos pelo site Sympla. Rita alertou que, embora muitos lugares já estejam esgotados, é importante que o público compareça ao teatro mesmo sem reserva, pois sempre há possibilidade de entrada conforme as vagas disponíveis.

“A reserva é por setor e, na hora, formaremos filas específicas para cada cor de setor. Quem não conseguiu reservar, pode ir que a gente sempre dá um jeitinho”, disse.

Reconhecimento e trajetória premiada

Durante a entrevista, Rita também compartilhou a alegria de ter sido contemplada com o prêmio Raízes de Minas, um reconhecimento estadual concedido pela Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais pela sua trajetória de 45 anos dedicados ao teatro.

“Foi uma surpresa maravilhosa. A gente trabalha por amor e receber esse tipo de reconhecimento é muito gratificante”, afirmou emocionada.

Rita finalizou agradecendo à equipe que a acompanha na produção da Mostra e do Ponto de Cultura, e prometeu voltar ao programa para contar como foi o evento e divulgar novas ações culturais em Extrema.