Psicanalista Aline Cintra fala sobre trajetória e desmistifica a psicanálise no Divina Prosa

24 de junho 2025

Em entrevista à apresentadora Silvinha Brasil, Aline compartilhou sua jornada profissional, explicou os fundamentos da psicanálise e reforçou a importância da saúde mental nos tempos atuais

Na última semana, o Divina Prosa recebeu a psicanalista Aline Cintra, que compartilhou com os ouvintes detalhes sobre sua trajetória, as bases da psicanálise e os desafios enfrentados por quem atua na área.

Residente em Extrema desde 2017, Aline contou que começou sua carreira na educação, com uma escola de inglês, e depois migrou para terapias integrativas, como regressão, auriculoterapia e cristais. Foi na psicanálise, no entanto, que encontrou sua verdadeira vocação. “Encerrei meu ciclo nas integrativas não por falta de amor, mas por excesso de amor à psicanálise”, afirmou.

O que é a psicanálise?

Durante a entrevista, Aline explicou que a psicanálise é uma abordagem terapêutica criada por Freud, que investiga o inconsciente e os conflitos internos dos indivíduos. A profissional também destacou outras correntes dentro da psicanálise, como as de Lacan, Melanie Klein, Winnicott e Bion, que atualizaram e expandiram os conceitos freudianos.

“A psicanálise permite que o ser seja quem ele é, do jeito que é, promovendo autoconhecimento e liberdade de expressão emocional”, destacou.

Preconceitos e acessibilidade

Aline falou sobre os preconceitos ainda existentes, como a ideia de que a psicanálise é elitista ou inacessível. Para ela, essa visão já está sendo superada: “Hoje temos psicanálise para todos, com atendimentos acessíveis e profissionais capacitados mesmo fora da graduação tradicional”.

Ela também comentou sobre a confusão entre psicólogos e psicanalistas e o preconceito ainda presente por parte de alguns profissionais da psicologia, lembrando que hoje já existe o bacharelado em psicanálise no Brasil.

Atendimentos online e duração do processo

Aline reforçou que o atendimento online cresceu muito após a pandemia e se mostrou eficaz. “Hoje é mais uma questão de preferência pessoal, não de eficácia”, disse. Em relação ao tempo de análise, ela explicou que o processo varia conforme a necessidade de cada pessoa: “Quando dá match com o psicanalista, você quer continuar para sempre”, brincou.

Recado final: cuide da sua saúde mental

Encerrando sua participação, Aline fez um apelo aos ouvintes: “Procurem ajuda profissional. Seja com um psicanalista, psicólogo ou psiquiatra, o importante é cuidar da saúde mental. Em tempos tão difíceis como os de hoje, isso precisa ser prioridade”.

Interessados em conhecer mais sobre o trabalho da psicanalista podem encontrá-la no Instagram @alinecintrapsicanalista ou no WhatsApp (35) 99878-3965.