Procon Câmara orienta consumidores sobre as compras do fim de ano

10 de dezembro 2025

Com o fim de 2025 chegando, começa a busca por presentes e para a preparação das festas e ceias de Natal e Ano Novo. O Procon Câmara elaborou algumas dicas para que a população extremense aproveite esse período especial com segurança e sem comprometer o orçamento.

“É preciso se programar para as compras de fim de ano. Para isso, defina um valor máximo para gastar. A base será sempre o salário e a renda, para que o dinheiro não fique apertado ou faltando. Tendo isso em mente, sugerimos algumas outras precauções que podem ajudar ainda mais os consumidores, como pesquisar a procedência da loja em que pretende adquirir o produto em sites como Google e Reclame Aqui, verificando se não há muitas reclamações e se o local é confiável”, disse Luísa Ortiz, gerente do Procon Câmara.

O extremense também deve observar se os brinquedos infantis possuem selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e indicação da faixa etária. Outra dica importante é optar pelo pagamento à vista, caso seja possível, e exigir a nota fiscal da mercadoria, que protege os direitos do consumidor, comprova a compra e a garantia, e é necessária para a possibilidade de devolução ou troca. Já fazer uma lista de presentes com os nomes de todas as pessoas que deseja presentear é uma forma de evitar gastos desnecessários e compras por impulso.

Ainda segundo Luísa Ortiz, comparar preços é fundamental para economizar e fugir de valores abusivos. “Pesquise o preço dos produtos com antecedência em diferentes lojas, tanto físicas quanto online, e desconfie de promoções com valor muito abaixo do mercado, porque esse é um forte indício de um possível golpe”.

Vale lembrar que no Código de Defesa do Consumidor (CDC) consta o direito de arrependimento em até sete dias para compras feitas à distância. Além disso, existe a garantia mínima de 30 dias em caso de defeitos para todos os produtos e serviços não duráveis e de 90 dias para bens duráveis, a partir da data da aquisição, entrega efetiva da mercadoria ou do término da execução dos serviços, tanto para o e-commerce quanto para lojas físicas.

Os bens não duráveis são aqueles que acabam em pouco tempo, como alimentos, sabonetes, cortes de cabelo, entre outros. Já os produtos e serviços duráveis possuem um ciclo de vida útil longo, como, por exemplo, eletroeletrônicos e eletrodomésticos.

Para dúvidas ou orientações sobre as compras de fim de ano, o Procon Câmara atende gratuitamente na Rua Antônio Onisto, 369, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone é o (35) 3035-0164 | WhatsApp (35) 99907-3268. Nos dias 11 e 12 de dezembro, o local estará fechado devido à mudança para a nova sede, no novo endereço da Casa do Cidadão. O atendimento será retomado na Rua Antônio Onisto, 41, Centro, às 8h da segunda-feira, dia 15 de dezembro.