
7 de agosto 2025
Projeto Timbrar leva música erudita a seis cidades e reúne músicos com deficiência, acessibilidade e repertório popular com entrada gratuita no Cine Teatro, em comemoração ao Dia dos Pais
A Orquestra Jovem de Bragança Paulista será atração especial deste domingo (10) em Extrema. Com um espetáculo gratuito no Cine Teatro, marcado para às 18h, o grupo chega à cidade como parte da turnê “Projeto Timbrar”, que passará por seis municípios. A diretora de comunicação da orquestra, Andresa Godoy, participou nesta quarta-feira (6) do programa Divina Prosa, da Rádio Portal FM, e destacou o caráter inclusivo da iniciativa e o carinho com que o concerto foi preparado.
“Estamos com uma turnê em seis cidades, totalmente gratuita. Aqui em Extrema, a apresentação será no domingo, no Cine Teatro, às 18h. É uma grande oportunidade para que mais pessoas possam apreciar uma música boa, uma música de orquestra, que a gente já não vê tão comumente”, afirmou Andresa.
Com 46 músicos, a Orquestra Jovem de Bragança traz em sua formação uma proposta inclusiva: 30% dos integrantes são pessoas com deficiência (PCDs). Além disso, a estrutura do espetáculo foi pensada para garantir acessibilidade ao público, com intérprete de Libras e monitor de acessibilidade. O projeto foi viabilizado por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da empresa NTS, do setor de transporte de gás.
“Esse patrocínio veio justamente para que a gente pudesse oferecer um projeto que envolvesse acessibilidade, que envolvesse músicos PCDs. Casou perfeitamente com o que a gente já vinha construindo”, explicou.
Música de cinema e convite à solidariedade
A apresentação em Extrema promete emocionar o público com um repertório composto por trilhas sonoras de filmes marcantes e outros clássicos populares da música instrumental. O espetáculo tem duração prevista de duas horas e, segundo Andresa, “está sendo preparado com muito carinho pela nossa maestrina Zoe, uma britânica que iniciou esse projeto com o marido há cerca de 12 anos, em Bragança Paulista.”
O público interessado deve garantir os convites gratuitamente pela plataforma Sympla, digitando “Projeto Timbrar Extrema” na busca. A organização orienta que os espectadores cheguem com pelo menos 30 minutos de antecedência. Além disso, a entrada simbólica pode ser complementada com um gesto de solidariedade: a doação de uma resma de papel sulfite, que será repassada ao CRI (Centro de Reabilitação Integrada), instituição que atua há décadas em Extrema no atendimento a pessoas com deficiência.
“É um espetáculo gratuito, mas quem puder, leve uma resma de sulfite. Vai ser muito útil para as atividades do CRI. É um projeto que une música, inclusão e solidariedade”, reforçou Andresa.
Mais que um concerto: uma missão cultural
Durante a entrevista, a representante da orquestra também compartilhou a história do grupo, que surgiu do sonho de dois músicos do Coral do Teatro Municipal de São Paulo que se mudaram para Bragança Paulista e iniciaram um coral na cidade. A Orquestra Jovem nasceu do desejo de ampliar o acesso à música erudita, resgatando uma tradição musical histórica da região.
“Bragança foi uma das primeiras cidades do Brasil a ter orquestra, e a nossa intenção é que essa cultura volte a fazer parte da vida das pessoas. Ainda sonhamos com uma orquestra-escola, que está no papel, mas esperamos concretizar em breve”, disse Andresa.
Além de Extrema, a turnê do Projeto Timbrar passará por Suzano, São Bernardo do Campo, Jaguariúna, Mauá e será encerrada em Bragança Paulista, no dia 24 de agosto.