Onda de calor atinge Sul de Minas a partir de hoje

18 de setembro 2025

A sexta onda de calor registrada no Brasil em 2025 começa hoje (18) e deve durar até a próxima segunda-feira (22), marcando o início da primavera. No Sul de Minas, as temperaturas devem ficar entre 3°C e 5°C acima da média, trazendo tempo firme, baixa umidade do ar e riscos maiores de queimadas na região.

A orientação dos meteorologistas é reforçar a hidratação com ingestão de água e líquidos, além de redobrar cuidados com a pele, os olhos e o sistema respiratório. As altas temperaturas combinadas com a umidade relativa baixa aumentam os riscos de incêndios florestais e a rápida propagação do fogo em áreas de queimadas.

Nesta quinta-feira, a previsão é de nevoeiro ao amanhecer, seguido de sol, calor intenso e grande amplitude térmica. Em Pouso Alegre, por exemplo, os termômetros devem variar de 11°C pela manhã a 27°C durante a tarde.

Cidades como Brasópolis e São Sebastião da Bela Vista também terão noites e madrugadas mais frias e dias quentes. Em Brasópolis, a mínima prevista é de 9°C e a máxima de 26°C, enquanto em São Sebastião da Bela Vista os termômetros devem variar entre 10°C e 27°C.

Apesar da atuação da onda de calor em Minas Gerais, outras regiões do país registram instabilidades. No Rio Grande do Sul, pancadas de chuva são esperadas devido ao fluxo de umidade vindo da região Norte. Já no Sudeste, áreas de instabilidade devem se concentrar entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, além do litoral paulista, com possibilidade de chuvas fracas.

No Sul de Minas, no entanto, a previsão segue sendo de sol forte durante o dia, nebulosidade no período da tarde e da noite, mas sem expectativa de chuvas até o próximo domingo.