Minas Gerais registra mais de 10 mil ocorrências de queimadas em 2025

25 de agosto 2025

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais já atendeu 10.850 ocorrências de queimadas em 2025, uma média de 46 focos por dia. O mês de julho concentrou o maior número de casos, com 3.539 registros, segundo dados da corporação.

Apesar de uma redução em relação ao ano passado, a situação ainda preocupa autoridades. A Defesa Civil estadual emitiu alerta de risco elevado de incêndios, especialmente nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, devido ao clima seco, ventos fortes e temperaturas acima de 36°C.

Para enfrentar o problema, o estado investiu em tecnologia. O sistema ArcGIS, com inteligência artificial, cruza imagens de satélite com dados internos para mapear incêndios e apoiar a tomada de decisões. Mais de 300 bombeiros e brigadistas foram capacitados para atuar em parques estaduais e áreas de preservação ambiental.

Especialistas reforçam que, embora o Brasil tenha registrado uma redução de 59% no número de queimadas em comparação a 2024, segundo o MapBiomas Fogo, a prevenção continua sendo prioridade, principalmente porque o Cerrado segue como o bioma mais atingido pelo fogo.