28 de outubro 2025
Após duas semanas parada para manutenção, a megacarreta de 123 metros de comprimento e 850 toneladas voltou a trafegar pela Rodovia Fernão Dias (BR-381) nesta segunda-feira (27). O comboio, que carrega uma peça industrial de grande porte, saiu de Arujá (SP) com destino à cidade de Edealina, em Goiás, onde deve atender à fábrica da Votorantim Cimentos.
O veículo, com 44 eixos e 264 pneus, retomou a viagem por volta das 8h10, deixando o local onde estava estacionado no km 916, em Camanducaia (MG). A concessionária Arteris Fernão Dias informou que o transporte deve seguir até Pouso Alegre ainda nesta segunda, com paradas programadas ao longo do trajeto.
A previsão é que o comboio finalize seu percurso pela Fernão Dias na próxima quinta-feira (30), quando chegará ao km 680,8, em Perdões (MG). A partir daí, seguirá pela BR-354 até alcançar o destino final em Goiás.
O deslocamento conta com escolta particular contratada pela empresa transportadora, além do apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que monitora o trânsito para garantir segurança e fluidez na rodovia.
A megacarreta sofreu um atraso de cerca de duas semanas em sua rota original. No dia 13 de outubro, o veículo apresentou uma falha mecânica e ficou mais de 24 horas parado, bloqueando totalmente a pista sentido Belo Horizonte. O problema foi causado pela quebra de uma peça chamada estirante, responsável por dar suporte às laterais da estrutura. Após o conserto e inspeção técnica, o transporte foi autorizado a seguir viagem.
Com 123 metros de comprimento — o equivalente a um prédio de 30 andares deitado — e 7,3 metros de largura, a megacarreta trafega a uma velocidade média de 30 km/h, ocupando duas faixas da rodovia. Devido às dimensões, o transporte só pode circular durante o dia, seguindo regras específicas definidas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
“O veículo só pode circular durante o dia, por ultrapassar os limites de altura, largura e comprimento permitidos para o tráfego noturno”, explica o coordenador de operações da Arteris, Artur Batista.
Durante o trajeto, o comboio utiliza as vias laterais das praças de pedágio, projetadas para comportar cargas de grandes proporções. Todo o deslocamento é realizado com Autorização Especial de Trânsito (AET), emitida pelo DNIT, e acompanhado de perto pela PRF e pela concessionária responsável.
Ao todo, a viagem da megacarreta deve percorrer cerca de 1.200 quilômetros, cruzando trechos de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, até a entrega final do equipamento industrial.