Governo anuncia novas regras para o saque-aniversário do FGTS a partir de novembro

9 de outubro 2025

O governo federal anunciou mudanças importantes nas regras do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A partir de 1º de novembro, os trabalhadores que optarem por essa modalidade deverão cumprir novas exigências para antecipar o benefício junto aos bancos.

Entre as alterações está a criação de um período de carência de 90 dias entre a adesão ao saque-aniversário e a possibilidade de contratar a antecipação. Atualmente, muitos trabalhadores solicitam o crédito no mesmo dia em que fazem a adesão.

Além disso, o valor máximo de cada operação será limitado a cinco parcelas de até R$ 500, totalizando R$ 2,5 mil no período de 12 meses. Até agora, não havia um teto definido, e algumas instituições permitiam a antecipação de várias parcelas de uma só vez.

De acordo com o governo, o objetivo das mudanças é proteger o trabalhador de abusos nas operações de crédito e reduzir o endividamento causado pelos juros cobrados nessas antecipações. A medida também busca garantir que os recursos do FGTS continuem cumprindo seu papel social, voltado à segurança financeira dos trabalhadores.

Atualmente, mais de 21 milhões de brasileiros aderiram ao saque-aniversário, o equivalente a 51% das contas ativas. Destes, cerca de 70% já realizaram algum tipo de antecipação por meio de instituições financeiras.