Câmara apresenta balanço do primeiro semestre com avanços e transparência

16 de julho 2025

Diretora da Câmara, Tamires Albertini, e diretor de Comunicação, Leonardo Deméter, participaram do programa Portal de Notícias, da Rádio Portal FM, e destacaram números e ações que reforçam a aproximação com a população.

A Câmara Municipal de Extrema encerrou o primeiro semestre de 2025 com resultados expressivos em serviços e iniciativas voltadas à população. Em entrevista à Rádio Portal FM, a diretora da Câmara, Tamires Albertini, e o diretor de Comunicação, Leonardo Deméter, apresentaram um balanço das ações e reforçaram o compromisso da Casa com transparência, acessibilidade e atendimento humanizado.

Sessões e projetos em destaque

De janeiro a junho, a Câmara realizou 16 reuniões ordinárias e 10 sessões extraordinárias, além de votar 145 projetos de lei, 9 projetos de lei complementar, 4 projetos de emenda à Lei Orgânica e 5 projetos de resolução. Também foram registradas 586 indicações nas áreas de saúde, educação, assistência social, esporte e habitação, além de 33 requerimentos.

“Os números falam por si só. Nosso objetivo é garantir qualidade nas propostas e ações que atendam diretamente os interesses da comunidade”, destacou Leonardo Deméter.

Atendimento ao cidadão supera 26 mil serviços

Os setores vinculados à Câmara também tiveram destaque. A Unidade de Atendimento Integrado (UAI) realizou 9.301 atendimentos, com 4.941 emissões da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Já o PROCON atendeu 3.338 cidadãos, garantindo acolhimento humanizado em casos de conflitos de consumo.

O Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), na Casa do Cidadão, somou 14.091 atendimentos, oferecendo serviços como emissão de documentos, auxílio em processos previdenciários, orientações jurídicas e suporte para demandas diversas.

“Não falamos apenas em números, mas na qualidade e na empatia em cada atendimento”, ressaltou Tamires Albertini.

Educação política e campanhas sociais

Outro braço importante é a Escola do Legislativo, que já recebeu 600 estudantes em visitas guiadas e programas de formação política e cidadania, como o Parlamento Jovem e o Gabaritando. Projetos sociais, como a Campanha do Agasalho, já arrecadaram 2.300 peças, que estão sendo destinadas a entidades assistenciais do município.

Transparência e participação popular

Com mais de 600 mil visualizações nas redes sociais no último mês, a Câmara reforça a divulgação das ações legislativas por meio de canais digitais, rádio, TV Câmara e o podcast institucional. Outra iniciativa de aproximação é o Câmara Itinerante, que já atendeu 160 pessoas em bairros da zona rural, registrando demandas que são encaminhadas às secretarias competentes.

“Queremos que a população se sinta parte do processo e tenha suas necessidades ouvidas e atendidas”, enfatizou Leonardo Deméter.

Expectativas para o segundo semestre

Os representantes da Câmara anunciaram novos projetos, como parcerias para cursos sobre educação financeira e continuidade das ações sociais e educativas. “Temos grandes novidades para os próximos meses e seguimos firmes no propósito de trabalhar por uma cidade cada vez melhor”, finalizou Tamires Albertini.