Brics lança parceria global para eliminar doenças ligadas à pobreza

7 de julho 2025

Iniciativa impulsionada pelo Brasil visa combater enfermidades negligenciadas em países em desenvolvimento e promover equidade em saúde

Os países que integram o Brics oficializaram neste domingo (6) o lançamento da Parceria para a Eliminação de Doenças Socialmente Determinadas, voltada ao enfrentamento de enfermidades relacionadas à pobreza e exclusão social. A proposta, que vinha sendo discutida nas reuniões preparatórias, foi incluída na Declaração do Rio de Janeiro, documento final da 17ª Cúpula de Líderes do Brics, que ocorre no Rio de Janeiro sob presidência brasileira.

Doenças da pobreza no foco do combate internacional

A iniciativa propõe uma resposta integrada e multissetorial para o combate a doenças como tuberculose, hanseníase, malária, dengue e febre amarela — enfermidades que ainda atingem milhões de pessoas em regiões vulneráveis, mas que historicamente têm baixa visibilidade em pesquisas dos países mais ricos.

Inspirada no Programa Brasil Saudável, a nova parceria internacional pretende mobilizar recursos, fomentar inovação e fortalecer a cooperação entre os países, especialmente na área da saúde pública. “Buscamos combater as causas profundas das disparidades em saúde, como a pobreza e a exclusão social”, destaca o documento final da Cúpula.

Ampla adesão entre países do Sul Global

Além dos 11 membros do Brics — Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Indonésia —, a iniciativa conta com o apoio de países parceiros como Malásia, Bolívia e Cuba.

A presidência brasileira comemorou o avanço. “Estamos muito satisfeitos com o lançamento da Parceria para a Eliminação das Doenças Socialmente Determinadas, que é um marco para o avanço da equidade em saúde”, destacou o governo em comunicado.

Outros documentos aprovados na Cúpula

Além da tradicional declaração de líderes, foram aprovados mais três documentos durante o encontro:

  • Declaração Marco dos Líderes do BRICS sobre Finanças Climáticas;

  • Declaração dos Líderes do BRICS sobre Governança Global da Inteligência Artificial;

  • Parceria do BRICS para a Eliminação de Doenças Socialmente Determinadas.

O documento completo da parceria deve ser apresentado nesta segunda-feira (7), durante a sessão plenária dedicada a Meio Ambiente, COP30 e Saúde Global. O evento marca a segunda e última data da 17ª Cúpula do Brics no Brasil.

Fonte: Agência Brasil