Botão de contestação do Pix em caso de golpes começa a valer

1 de outubro 2025

A partir desta quarta-feira (1º), clientes que caírem em golpes ou fraudes envolvendo o Pix passam a contar com uma nova ferramenta de segurança. Trata-se do botão de contestação, disponível nos aplicativos dos bancos, que permite registrar a fraude e solicitar a devolução do dinheiro sem necessidade de contato com atendentes.

Segundo o Banco Central, ao acionar a contestação, a informação é enviada imediatamente ao banco do recebedor. Caso haja saldo na conta do golpista, o bloqueio é feito na hora. A análise do caso deve ser concluída em até sete dias. Se confirmada a fraude, o valor pode ser devolvido em até 11 dias. O recurso não pode ser usado em situações de arrependimento da transferência, desacordo comercial ou erro na digitação da chave Pix. Ele é exclusivo para casos de golpes ou fraudes comprovadas.

Desde 2021, o Pix já devolveu mais de R$ 1,5 bilhão em operações relacionadas a fraudes, golpes e transferências feitas sob coerção. Somente neste ano, até julho, foram recuperados R$ 377 milhões. O sistema deve ficar ainda mais rigoroso nos próximos meses. A partir de novembro, será possível rastrear o caminho do dinheiro até contas intermediárias, aumentando as chances de bloqueio e devolução. Essa medida será obrigatória para todas as instituições a partir de fevereiro de 2026.