4 de fevereiro 2026
Os estudantes da rede estadual de ensino de Minas Gerais e seus responsáveis agora têm uma nova aliada para acompanhar o dia a dia na escola. O Governo do Estado apresentou nesta terça-feira um aplicativo gratuito que reúne, em um só lugar, as principais informações da vida escolar.
Chamado Minha Escola MG, o app está disponível para celulares com sistemas Android e iOS e foi desenvolvido para facilitar o acesso a dados como notas, presença nas aulas, horários, conteúdos trabalhados, atividades aplicadas pelos professores e comunicados oficiais das instituições de ensino.
A proposta é oferecer mais praticidade e transparência no acompanhamento do desempenho dos alunos, permitindo que famílias e estudantes consultem tudo de forma rápida, diretamente pelo celular. As informações são conectadas ao Diário Escolar Digital, garantindo atualização frequente dos registros.
Apesar do lançamento, o sistema ainda passa por fase de adaptação. De acordo com o cronograma da Secretaria de Estado de Educação, os diários digitais só estarão liberados para os professores no início de março. Por isso, dados referentes a notas e frequência do mês de fevereiro ainda não aparecerão no aplicativo neste primeiro momento.
Os alunos podem entrar na plataforma utilizando:
login do gov.br (CPF e senha), ou
e-mail institucional da rede estadual.
Já os pais e responsáveis devem acessar exclusivamente com a conta gov.br. Para que as informações do estudante apareçam corretamente, é necessário que o CPF do responsável esteja vinculado à matrícula na secretaria da escola.
Outro recurso pensado para facilitar a rotina das famílias é a possibilidade de alternar entre diferentes alunos no mesmo aplicativo, útil para quem tem mais de um filho matriculado na rede estadual.
Durante a apresentação da ferramenta, o governador Romeu Zema destacou que o aplicativo busca aproximar a escola das famílias, ampliando o controle sobre o rendimento escolar e incentivando uma participação mais ativa no processo de aprendizagem.
Com a novidade, a expectativa é que a comunicação entre escolas, estudantes e responsáveis se torne mais direta, moderna e eficiente.