Cantareira segue em alerta e opera com apenas 20% da capacidade

9 de janeiro 2026

Mesmo em pleno período de chuvas, o Sistema Cantareira segue enfrentando baixos níveis de armazenamento e continua operando sob forte pressão para garantir o abastecimento de água da Grande São Paulo. Nesta semana, o volume útil do sistema chegou a 20,2% da capacidade total, menos da metade do registrado no mesmo período do ano passado, quando os reservatórios marcavam 50,9%.

O índice mantém o Cantareira enquadrado na Faixa 4 – Restrição, conforme as regras de operação em vigor. Localizado na região bragantina, o sistema é responsável por abastecer grande parte da Região Metropolitana de São Paulo e também municípios do interior paulista.

A situação preocupa porque a queda no volume ocorre justamente durante o período considerado mais chuvoso do ano. Em dezembro, ao invés de recuperação, foi registrada nova redução, com o nível passando de 20,99% para 20,18%. Ao longo de 2025, o volume de chuvas ficou abaixo da média histórica: foram acumulados 1.141 milímetros, o equivalente a apenas 77% do esperado para o ano. Nos últimos dez anos, esse índice só foi superior ao registrado em 2021.

Com a aproximação do período seco, a tendência é de redução natural nos níveis dos reservatórios, o que amplia o alerta para o abastecimento. Especialistas apontam que, além da irregularidade das chuvas, os episódios de precipitações intensas e concentradas também dificultam a infiltração da água no solo, comprometendo a recuperação dos mananciais.

Enquanto o volume do Cantareira permanecer acima do limite mínimo de 20%, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) está autorizada a retirar até 23 metros cúbicos de água por segundo (m³/s) durante o mês de janeiro de 2026. Caso o nível fique abaixo desse patamar, o sistema passará a operar na Faixa 5 – Especial, que prevê restrições ainda mais severas.

Para reduzir os impactos no abastecimento da capital e da Região Metropolitana, a Sabesp pode complementar o volume com água da bacia do Rio Paraíba do Sul, por meio da interligação com a represa Jaguari, funcionando como um reforço ao Sistema Cantareira.

O Cantareira atende cerca de metade da população da Região Metropolitana de São Paulo e também cidades das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. O sistema é composto por cinco reservatórios interligados e possui capacidade total de 981,56 bilhões de litros. Os níveis são monitorados diariamente por órgãos estaduais e federais, que avaliam constantemente a necessidade de ajustes nas regras de operação para garantir o abastecimento.