Procon Câmara alerta para consumo consciente nas férias e os direitos do consumidor

16 de dezembro 2025

Com a chegada das férias e do recesso de fim de ano, muitas famílias se encontram programando viagens, listas de presentes e promoções tentadoras. Por isso, o Procon Câmara reforça a importância do consumo consciente e a atenção redobrada às compras e aos serviços contratados, para que o período seja de alegria e tranquilidade.

Segundo a gerente do Procon Câmara, Luísa Ortiz, essa é uma época em que o impulso e o entusiasmo podem falar mais alto, trazendo riscos de compras desnecessárias que comprometem o orçamento, ofertas enganosas e até golpes, pois quando o calendário desacelera, o consumo tende a acelerar.

“Fim de ano é tempo de descanso e lazer, mas também de atenção. Antes de comprar, é essencial avaliar se aquilo realmente faz sentido para você e para o seu orçamento. Verifique a reputação da empresa em sites como Google e Reclame Aqui, e desconfie de preços muito abaixo do mercado. Nesse período também aumentam os golpes envolvendo hospedagens falsas, pacotes que não entregam o que prometem e passagens vendidas por sites não confiáveis. Nosso papel é orientar para que a população faça escolhas seguras e conscientes, e não volte das férias com dívidas ou problemas que poderiam ser evitados”, disse a gerente do Procon Câmara.

O órgão ressalta que, mesmo nas férias, os direitos do consumidor permanecem intactos. No caso de pacotes de viagem e hospedagens, as informações sobre datas, valores, taxas, políticas de cancelamento, tipo de acomodação e estrutura oferecida devem estar documentadas.

Também é importante cuidado com as passagens, tanto de avião quanto de ônibus. “Companhias aéreas e empresas rodoviárias devem informar atrasos e cancelamentos, além de oferecer opções adequadas, como reacomodação ou reembolso, e assistência, que inclui alimentação e hospedagem, de acordo com o tempo de atraso”, afirmou Luísa Ortiz.

O Procon Câmara permanece disponível para orientações e atendimentos, oferecendo suporte gratuito para quem tem dúvidas ou problemas de consumo. O atendimento já está em novo endereço, na nova sede da Casa do Cidadão, na Rua Antônio Onisto, 41, Centro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. WhatsApp (35) 99907-3268. *Haverá recesso parlamentar, entre 20 de dezembro e 4 de janeiro.