12 de dezembro 2025
A BR-381, a conhecida Fernão Dias, deve ter novas tarifas de pedágio já no início de 2026. A Motiva, vencedora do leilão da rodovia, deve assumir oficialmente a concessão até a segunda semana de janeiro. O novo valor das tarifas será definido em um termo aditivo a ser firmado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que ainda fará uma vistoria completa antes de autorizar a cobrança.
Apesar de a definição oficial ainda não ter sido publicada, estimativas feitas a partir dos critérios do edital apontam que o valor por praça deve superar a marca dos R$ 6. Os cálculos consideram o valor-base estabelecido no documento — pouco mais de R$ 0,11 por quilômetro — já com o desconto de 17,05% oferecido pela Motiva durante o leilão, o que reduz o custo para aproximadamente R$ 0,095 por quilômetro. Ao aplicar esse cálculo sobre os 569 quilômetros concedidos e dividir pelas oito praças de pedágio, chega-se a uma projeção próxima de R$ 6,77 por ponto de cobrança. A ANTT, no entanto, ressalta que esse montante ainda pode sofrer ajustes antes de ser oficializado no Diário Oficial da União.
A Motiva venceu a disputa promovida pelo Ministério dos Transportes ao apresentar a menor tarifa entre as concorrentes e ficará responsável pela Fernão Dias até 2040. Também participaram do certame o Consórcio Infraestrutura MG, do grupo EPR, e a Arteris, atual administradora da rodovia desde 2008. Pelo contrato, a nova concessionária assumiu o compromisso de investir R$ 14,8 bilhões nos primeiros dez anos, com foco em modernização, duplicações e melhorias estruturais.
A Fernão Dias é considerada uma das rotas rodoviárias mais importantes do país, ligando São Paulo a Belo Horizonte e cruzando 33 municípios ao longo de 569 quilômetros. Cerca de 250 mil veículos passam diariamente pelo trecho, segundo a Arteris. Apesar dessa relevância, a rodovia apresenta alto índice de acidentes, especialmente em trechos sinuosos. Em 2024, somando todas as ocorrências que provocaram paralisações, a BR-381 ficou 52 dias interditada. A secretária nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse, destaca que intervenções como túneis e correções de traçado serão fundamentais para reduzir os riscos e melhorar a fluidez do tráfego.
O edital do novo contrato prevê uma série de obras e intervenções para os próximos anos. Entre elas estão 108 quilômetros de faixas adicionais, 14 quilômetros de vias marginais, nove quilômetros de ajustes de traçado, 29 passarelas, 17 interseções modernizadas, dois Pontos de Parada e Descanso, além de melhorias de acesso, passagens de fauna, áreas de escape e a construção de túneis. As intervenções visam aumentar a segurança, otimizar o fluxo de veículos e modernizar uma das rodovias mais movimentadas do Brasil.