4 de novembro 2025
Estrutura improvisada na MG-460 é sustentada por toras de madeira e tem sido usada diariamente por caminhões, ônibus e transporte escolar
Moradores das regiões de Munhoz, Toledo e Extrema, voltaram a denunciar as condições precárias de uma ponte localizada na MG-460, que serve como ligação entre os três municípios. A estrutura improvisada, sustentada por toras de madeira fincadas dentro do rio, apresenta risco iminente de desabamento e segue sendo utilizada por veículos pesados e transporte escolar.
Imagens enviadas à EPTV Sul de Minas, afiliada da Rede Globo, pelo morador Sérgio Martin Silva, mostram a gravidade da situação. Segundo ele, a ponte é usada diariamente por caminhões, carretas, ônibus cheios de passageiros e até veículos escolares.
De acordo com os moradores, há duas pontes sobre o rio. A primeira, construída na década de 1960, foi desativada em 1982. Em seguida, uma nova ponte de ferro e madeira foi construída, mas interditada em junho deste ano, após um grave acidente entre dois caminhões.
Segundo informações da Polícia Militar Rodoviária, um dos motoristas foi atingido por outro veículo e acabou caindo dentro do rio. Ele e um passageiro conseguiram sair sem ferimentos, mas o condutor do caminhão que ficou sobre a ponte morreu preso às ferragens. Desde então, os moradores passaram a utilizar novamente a estrutura antiga, que foi refeita de forma improvisada com madeira, pedras e terra.
As imagens registradas no local mostram rachaduras na estrutura de alvenaria e toras de madeira servindo como sustentação. O trecho é considerado uma das principais ligações entre Toledo, Munhoz e Extrema.
A equipe da EPTV que esteve no local constatou a gravidade da situação. Muitos motoristas relataram medo de atravessar a ponte diante do risco de desabamento. Até o momento, a Prefeitura de Munhoz e o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) não se manifestaram sobre o caso.
Fonte: EPTV Sul de Minas / g1 Sul de Minas