Bancos farão mutirão em novembro para negociar dívidas em atraso

22 de outubro 2025

Mais de 160 instituições participam da ação que oferece condições especiais para renegociação de débitos

Começa no dia 1º de novembro o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, que oferece aos consumidores endividados a oportunidade de negociar dívidas em condições especiais, com descontos, parcelamentos ou redução de juros, conforme a política de cada instituição participante.

Podem ser negociadas dívidas de cartão de crédito, cheque especial, empréstimo consignado e outras modalidades bancárias que estejam em atraso, desde que não tenham bens em garantia. A ação conta com a participação de mais de 160 instituições, além do Banco Central, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país.

As negociações podem ser feitas pelos canais oficiais dos bancos ou pelo portal Consumidor.gov.br, plataforma pública e gratuita que conecta consumidores e empresas. Para usar o serviço, é necessário ter conta nível Prata ou Ouro. Também é possível buscar apoio presencial nos Procons que aderiram ao mutirão.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o objetivo é oferecer alívio financeiro imediato e incentivar a educação financeira. Na última edição, realizada em março, mais de 1,4 milhão de contratos foram renegociados.

A iniciativa é voltada a pessoas com dívidas bancárias em atraso, e não contempla financiamentos de veículos ou imóveis. Para consultar débitos ativos, o consumidor pode acessar o Registrato, sistema do Banco Central que reúne informações sobre empréstimos e contas bancárias.