14 de outubro 2025
Falha no sistema elétrico nacional deixou estados sem energia por até duas horas na madrugada desta terça-feira
Um incêndio em um reator da Subestação de Bateias, no Paraná, provocou um apagão em todas as regiões do Brasil na madrugada desta terça-feira (14). Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a ocorrência começou por volta das 0h32 e interrompeu cerca de 10 mil megawatts (MW) de carga, afetando os quatro subsistemas do Sistema Interligado Nacional (SIN) — Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
De acordo com o ONS, o fogo desligou toda a subestação de 500 kilovolts (kV) e interrompeu a interligação entre as regiões Sul e Sudeste. No momento do incidente, o Sul exportava cerca de 5 mil MW para o Sudeste/Centro-Oeste. A interrupção provocou perda de 1.600 MW no Sul, 1.900 MW no Nordeste, 1.600 MW no Norte e 4.800 MW no Sudeste.
As equipes iniciaram o restabelecimento da energia nos primeiros minutos após o apagão, e o fornecimento foi totalmente normalizado entre uma e duas horas e meia depois da falha. Uma reunião entre o ONS e os principais agentes do setor foi convocada para apurar as causas da ocorrência, e uma análise preliminar da perturbação deve ser concluída até sexta-feira (17).
Em Minas Gerais, foi confirmado que todo o estado ficou sem energia por causa do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) — um mecanismo de segurança que atua automaticamente para evitar o colapso do sistema.
O episódio chamou atenção para o funcionamento do Sistema Interligado Nacional, uma gigantesca rede elétrica que conecta praticamente todas as usinas e distribuidoras do país, permitindo que a energia gerada em uma região seja transmitida rapidamente para outra.