
9 de julho 2025
Material atóxico e não poluente pode revolucionar o combate à poluição nos oceanos e já chama atenção da indústria de embalagens
Pesquisadores japoneses desenvolveram um novo tipo de plástico que se dissolve completamente em água salgada em questão de minutos — uma inovação que pode mudar radicalmente a luta contra a poluição nos oceanos. O material é capaz de desaparecer em menos de uma hora ao entrar em contato com o mar, sem deixar rastros, resíduos ou microplásticos.
A estrutura do novo polímero permite que ele se desintegre em partículas tão pequenas que são digeridas por bactérias marinhas, sem causar impacto ambiental. O processo também funciona em solo, onde o tempo de decomposição gira em torno de 200 horas.
Atóxico, não inflamável e sem liberação de dióxido de carbono, o novo plástico é considerado um avanço entre os materiais sustentáveis. Ele mantém a aparência e o comportamento de um plástico convencional durante o uso, mas seu descarte é muito mais ecológico.
A novidade chega em um momento crucial: segundo a ONU, a poluição plástica nos oceanos deve triplicar até 2040, podendo atingir 37 milhões de toneladas por ano.
Ainda sem data para chegar ao mercado, o material já atrai o interesse de grandes empresas do setor de embalagens. O desafio atual da equipe japonesa é desenvolver um revestimento que garanta a integridade do plástico até o momento do descarte, garantindo que ele só se desfaça no ambiente ideal.
A descoberta é considerada promissora para o futuro da sustentabilidade. Se adotada em larga escala, pode representar um importante passo na redução da poluição marinha e na preservação da vida nos oceanos.