Ouça a Rádio Portal FM Ao Vivo - Clique aqui

Uma breve história da selfie desde 1839

27 de novembro de 2017

Selfie postada por Paris Hilton e Britney Spears há 11 anos atrás (Foto: Reprodução/Facebook)

Selfie postada por Paris Hilton e Britney Spears há 11 anos atrás (Foto: Reprodução/Facebook)

Mas, como alguns dos seguidores do Twitter apontaram, nem a socialite nem a cantora americana existiam quando a selfie foi inventada. Elas chegaram atrasadas cerca de 167 anos para reivindicarem esse feito.

A BBC mostra a seguir como a selfie começou – e como evoluiu desde a invenção da fotografia.

1839: O desbravador

A mais antiga fotografia selfie acredita-se que seja de Robert Cornelius aos 30 anos, que a tirou do lado de fora de sua loja de lâmpadas na Filadélfia, nos EUA.

Ele parece não saber se a foto vai funcionar ou não – isso não surpreende, já que a tecnologia daquela época significava que ele teria que permanecer em pé por mais de 15 minutos para conseguir a foto.

1914: Adolescentes a bordo

Ah, selfies no espelho. Enquanto a maioria de nós associa esse retrato ao início dos anos 2000 (antes das câmeras com lentes frontais), volte cem anos atrás e você descobrirá que a realeza russa já fazia essas fotos.

A duquesa Anastásia Nikolaevna, filha mais nova do czar Nicolau 2º, tirou a foto que circulou no Twitter depois do post de Paris Hilton quando tinha 13 anos, em 1914.

Em uma carta a seu pai, a duquesa escreveu: “Tirei essa foto de mim mesma me olhando no espelho. Foi bem difícil porque minhas mãos estavam trêmulas”.

1920: Seu pai descobre as selfies

O fotógrafo nova-iorquino Joseph Byron tirou uma selfie dele e de seus amigos (apesar de nenhum deles parecer saber onde a câmera está) em um terraço em 1920.

1938: Celebridades entram na história

Antes de as irmãs Kardashian posarem em selfies no banheiro, Frank Sinatra já o fazia.

A selfie reproduzida nas redes sociais foi tirada quando o cantor tinha 23 anos, antes de ele ficar realmente famoso. Ele usa um chapéu e faz um sinal de ‘ok’ para a câmera.

1966: A típica selfie do ano sabático

Todos nós conhecemos uma pessoa que “se encontrou consigo mesma” viajando pela Ásia – e conseguiu documentar toda essa experiência por meio de selfies.

Isso foi o que o George Harrison, guitarrista dos Beatles, fez quando ele foi para a Índia em 1966 e levou sua câmera olho de peixe.

Justiça seja feita, isso levou a banda a fazer algumas das melhores músicas de todos os tempos.

2002: A palavra selfie é finalmente inventada

Os australianos são conhecidos por encurtarem as palavras e colocarem a terminação “-ie” em algumas delas.

Então não surpreende que o primeiro registro da palavra selfie (abreviação da palavra self-portrait, que, em inglês, significa autorretrato) foi registrada num forum online da Austrália em 2002.

Um homem chamado Nathan Hope postou uma foto de seu lábio cortado em uma festa de aniversário de 21 anos de um amigo, em que ele escreveu “desculpem o foco, era uma selfie”.

2011: Macaquices

Um macaco tornou-se centro de uma batalha judicial sobre direitos autorais.

Em julho de 2011, um fotógrafo se surpreendeu com as imagens feitas por um macaco da espécie Macaca nigra, que roubou sua câmera e acabou fazendo um 'sorridente' autorretrato em um pequeno parque nacional na ilha de Sulawesi, na Indonésia. (Foto: Wild Monkey/David Slater/Caters News)

Em julho de 2011, um fotógrafo se surpreendeu com as imagens feitas por um macaco da espécie Macaca nigra, que roubou sua câmera e acabou fazendo um ‘sorridente’ autorretrato em um pequeno parque nacional na ilha de Sulawesi, na Indonésia. (Foto: Wild Monkey/David Slater/Caters News)

A famosa selfie tirada por Naruto foi trabalho do fotógrafo David Slater, que deixou vários macacos brincarem com sua câmera.

A imagem travou uma disputa legal sobre quem seria dono da foto – basicamente questionando se seria quem realmente apertou o botão.

Uma corte dos EUA decidiu que Naruto não poderia ser dono dos direitos autorais porque ele é um macaco.

2013: Selfie é a palavra do ano

Em um ano em que selfies com o papa Francisco viralizaram e Barack Obama foi criticado por tirar uma selfie com David Cameron e com o primeiro-ministro dinamarquês Helle Thorning, o dicionário inglês Oxford escolheu “selfie” a sua palavra do ano.

2014: A selfie do Oscar quebra a internet

Em 2014, quando apresentava a cerimônia do Oscar, Ellen DeGeneres disse, ao vivo, que queria ter a foto mais retuitada de todos os tempos.

'Selfie' traz Jared Leto, Jennifer Lawrence, Meryl Streep, Ellen DeGeneres, Bradley Cooper, Peter Nyong’o Jr., Channing Tatum, Julia Roberts, Kevin Spacey, Brad Pitt, Lupita Nyong’o e Angelina Jolie no Oscar 2014. (Foto: AP Photo/Ellen DeGeneres)

‘Selfie’ traz Jared Leto, Jennifer Lawrence, Meryl Streep, Ellen DeGeneres, Bradley Cooper, Peter Nyong’o Jr., Channing Tatum, Julia Roberts, Kevin Spacey, Brad Pitt, Lupita Nyong’o e Angelina Jolie no Oscar 2014. (Foto: AP Photo/Ellen DeGeneres)

Ela então foi à plateia e fez uma selfie com os atores Bradley Cooper, Jennifer Lawrence e Meryl Streep. Ela postou, e logo a imagem viralizou e virou a imagem mais retuitada até então. Neste ano, o recorde de retuítes passou para um adolescente que participou de uma campanha pedindo um ano de nuggets grátis para uma rede de fast food.

Top 12 Semanal

Foto Divulgação

01º LUGAR – JUSTIN BIEBER(BLOODPOP)

FRIENDS

Paula-Fernandes-Show-2

02° LUGAR – PAULA FERNANDES

TRAIDOR

ALOK

03º LUGAR – ALOK

BIG JET PLANE

JORGE E MATEUS

04° LUGAR – JORGE E MATHEUS

CONTRATO

projota-anavitoria

05º LUGAR – PROJOTA E ANAVITORIA

LINDA

joao carreiro

06° LUGAR – JOAO CARREIRO E CAPATAZ

ABRE O OLHO CONCORRENCIA

camila-cabello-posta-foto-sexy-no-instag-opengraph_1200-1

07º LUGAR – CAMILA CABELLO

HAVANA

PEDRO-PAULO-E-ALEX

08º LUGAR – PEDRO PAULO E ALEX

ME CHAMA

Maroon5

09° LUGAR – MAROON 5 (FUTURE)

COLD

HENRIQUE E DIEGO

10º LUGAR – HENRIQUE E DIEGO (SIMONE E SIMARIA)

RASPAO

iza cantora

11º LUGAR -IZA (MARCELO FALCAO)

PESADAO

EduardoCosta

12º LUGAR – EDUARDO COSTA

PRONTO FALEI

Peça sua música